terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hugo de Vries


Hugo Vries botânico holandês nascido em Haarlem, que desenvolveu estudos sobre a evolução das espécies por observações de mutações e seleção natural, lançando os fundamentos da pesquisa genética.Foi um biólogo neerlandês, um dos três cientistas a quem se atribui o redescobrimento do trabalho de Mendel no ano de 1900, sobre as leis da hereditariedade. Erich Tschermak von Seysenegge,  o alemão Karl Correns, chegaram às mesmas conclusões sobre o cruzamento das espécies, ou seja, a hibridização. Cultivando a rosa Oenothera lamarckiana observou nítidas diferenças entre  espécies cultivadas e naturais descobriu novas variedades botânicas da planta que apareciam aleatoriamente entre os espécimes normais. Concebeu então a evolução como série de mudanças radicais abruptas que dariam surgimento a novas espécies. Deu ao fenômeno o nome de mutação. Quando estava prestes a publicar suas conclusões, recebeu de um amigo uma publicação do trabalho de Gregor Mendel e, surpreso descobriu que seus resultados apenas confirmavam uma pesquisa mais ampla sobre o assunto, realizada muitos anos antes, ou seja , os princípios da hereditariedade conhecidos como leis de Mendel. Foi, portanto, um dos redescobridores dos trabalhos de Mendel. Publicou, então, Die Mutationstheorie (1901-1903) em que resumiu o conteúdo das descobertas que o haviam levado a resgatar as ideias do monge alemão sobre a herança genética.




O que acontecia naquela época é que ambos estavam no momento da Segunda Guerra Mundial.   Foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, com mais de setenta milhões de mortos.

Thomas Morgan




Thomas Hunt Morgan nasceu 25 de setembro de 1866, Lexington, Kentucky (EUA) e faleceu em 4 de dezembro de 1945, Pasadena, Califórnia (EUA)

 doutorou-se em 1890 e foi professor de zoologia experimental na Universidade de Columbia, cargo que deixou para dirigir o laboratório de ciências biológicas do California Institute of Technology, em Pasadena.As pesquisas de Morgan levaram-no à formulação da teoria cromossômica da hereditariedade e lhe valeram o Prêmio Nobel de Medicina em 1933.
As primeiras pesquisas de Thomas Morgan referem-se à capacidade regenerativa dos anfíbios, equinodermos, moluscos, celenterados, anelídeos, etc. e resultaram na teoria de polarização orgânica.

Em Columbia, Morgan começou a estudar a hereditariedade com uma equipe de alunos, fazendo experiências de cruzamento com a Drosophila ampelophila e com a Drosophila melanogaster, que comprovaram as teorias de Mendel e permitiram determinar os princípios da genética.Morgan comprovou a realidade dos genes como elementos corpóreos de localização específica nos cromossomos. Descreveu o sistema dos genes em Mechanism of mendelian heredity (Mecanismo da hereditariedade mendeliana), publicado por sua equipe em 1915. As descobertas subsequentes de Morgan referem-se à mutação e às funções hereditárias dos cromossomos.


                                          

Thomas Morgan foi presidente da Academia Nacional de Ciências dos EUA, entre 1927 e 1931, e de outras entidades científicas. Presidiu o 6º Congresso Internacional de Genética e deixou várias obras, das quais a mais importante é The theory of the gene (A teoria do gene), de 1926.Durante seu período em Pasadena, Morgan dedicou-se, principalmente, a estudos sobre fertilidade e esterilidade

James Watson e Francis Crick


James Dewey Watson, nasceu em Chicago em 6 de Abril de 1928, foi um grande biólogo molecular, geneticista e zoologista estadunidense. Francis Harry Compton Crick nasceu Northampton, 8 de Junho de 1916 e faleceu em  San Diego, 28 de Julho de 2004, foi um biólogo molecular, biofísico e neurocientista britânico, Foram autores do  "modelo de dupla hélice" para a estrutura da molécula de DNA que os rendeu o Nobel de Fisiologia/Medicina em 1962.Foram galardoados com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1962 (partilhando esse ano com Maurice Wilkins) pelo seus trabalhos sobre as mutações induzidas pelos raios X. Em maio de 1950, com idade de 22 anos, Watson completou a sua graduação em Zoologia. Integrou a Universidade de Harvard em 1955. Trabalhou juntamente com a biofísico britânico Francis Crick no Laboratório Cavendish, Universidade de Cambridge de 1951 até 1953.
Tomando como base os trabalhos realizados por Maurice Wilkins, Watson e Crick revelaram a estrutura em dupla hélice da molécula do ácido desoxirribonucleico (ADN). As investigações proporcionaram os meios para comprender como se copia a informação hereditária. Eles descobriram que a molécula de DNA é formada por compostos químicos chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo consta de três partes: um açúcar chamado desoxirribose, um grupo fosfórico e uma das quatro possíveis bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). Posteriormente Arthur Kornberg apresentou provas experimentais da exatidão do modelo apresentado. Como reconhecimento dos seu trabalhos sobre a molécula de ADN, Watson, Crick e Wilkins receberam o Prémio Nobel.






Em 1952 ocorreram alguns fatos históricos:
- Alemanha e Israel fazem um acordo estabelecendo
que os alemães recompensem os israelenses com US$ 822 milhões pelos danos sofridos durante a época de Hitler. (11 de Setembro)
- Nova sede permanente da ONU é inaugurada em New
York. (13 de Outubro)
- Adhemar Ferreira da Silva conquista a medalha de
ouro e bate o recorde mundial no salto triplo durante as Olimpíadas de
Helsinque. (23 de Julho)


Gobind Khorana e Marshall Nirenberg


Har Gobind Khorana nascido na Índia em 9 de janeiro de 1922 e morreu no dia 09 de novembro de 2011, Marshall Warren Nirenberg nasceu em Nova Iorque em 10 de abril de 1927 e faleceu em Nova Iorque no 15 de janeiro de 2010
Foram bioquímicos americanos que partilharam em 1968 o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina com Robert W. Holley para a pesquisa que ajudou a mostrar como os nucleotídeos em ácidos nucleicos, que transportam o código genético da célula, controlam a síntese de proteínas da célula. Ácido ribonucleico (RNA) com duas unidades de repetição (UCUCUCU → UCU CUC UCU) produziu dois alternados aminoácidos. Isto, combinado com o experimento Nirenberg e Leder, mostraram que os códigos UCU para Serina e os códigos de CUC para Leucina. RNAs com três unidades de repetição (UACUACUA → UAC UAC UAC, ou ACU ACU ACU, ou CUA CUA CUA) produziu três diferentes sequências de aminoácidos. RNAs com quatro unidades de repetição incluindo UAG, UAA ou UGA, produziu apenas dipeptídeos e tripeptídeos revelando que UAG, UAA e UGA são códons de parada.

Com isso, Khorana e sua equipe haviam estabelecido que a mãe de todos os códigos, a linguagem biológica comum a todos os organismos vivos, é soletrada para fora em três palavras da letra: cada conjunto de três nucleótidos codifica para um aminoácido específico.




  O ano de 1968 foi um momento histórico aconteceu a Segunda Guerra Mundial e conseqüentemente a Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois, completamente armados.A população vietnamita foi surpreendida com disparos da Frente Nacional de Libertação (FNL), um movimento armado ligado ao governo comunista opositor da política americana que ocupava o sul do país.Na Europa, a França foi o ponto alto dos protestos. O maio francês, como também é conhecido, foi quando os jovens tomaram as ruas para lutar pela liberdade de viver de uma forma diferente.O Brasil não ficou de fora. Aqui, 68 começou no dia 28 de março, quando um estudante esquerdista foi assassinado em uma manifestação contra a Ditadura Militar que estava no país desde o Golpe de 1964. Mais de 200 mil estudantes universitários e milhares de centenas de secundaristas lutavam por transformações no país. Lutavam por um Brasil democrático, que já estava há quatro anos sob o poder de militares que faziam do Brasil um país sem expressão nenhuma, liderado por um governo arque típico que precisava ser derrubado o quanto antes.



Craig Venter


Craig Venter, nasceu em14 de outubro de 1946 em Salt Lake City, Utah. Embora fosse contra a Guerra do Vietnã Venter se alistou na Marinha dos Estados Unidos, onde trabalhou na enfermaria de cuidados intensivos, em um hospital de campo. formou-o como médico ’ ele foi enviado, então, para o hospital Da Nang.
No início de 1990, Venter desenvolveu o método BET de encontrar gene, e promoveu-o como mais barato e mais rápido que  o Projeto Genoma Humano,que surgiu em 1990 qual objetivo era, até 2005, identificar cada um dos 100 mil genes através do Mapeamento Genetico.
Esse mapeamento consiste em registrar os genes do cromossomo, determinar a ordem dos nucleotídeos e sua função. As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças, que estava apenas começando.



Voltando seu foco para o genoma humano, Venter visou a empresa Celera, uma divisão da PE Biosystems, empresa que fabrica as máquinas mais recentes para sequenciamento. Utilizando estas máquinas e um dos maiores supercomputadores do mundo civil, Venter concluiu a montagem do genoma humano em apenas três anos.
Atualmente John Craig Venter é presidente da J. Craig Venter Institute, um centro de pesquisa focada em biologia sintética.

Na década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet.
 o advento terrorista em regiões do Terceiro Mundo, especialmente na Ásia. O Primeiro Mundo experimentou crescimento econômico estável durante toda a década. 

Politicamente, os anos 90 foram de democracia. Na África, o aumento nos casos de AIDS e inúmeras guerras levaram á diminuição da expectativa de vida e nada de crescimento econômico. Em ex-nações soviéticas, havia fuga de capital e o PIB decrescente. Crises financeiras nos países em desenvolvimento foram comuns depois de 1994, apoiados pela globalização. E eventos trágicos como as guerras dos balcãs, genocídio de Ruanda, a Batalha de Mogadíscio e a primeira Guerra do Golfo, assim como o crescimento do terrorismo, levou á idealização do choque de civilizações.