terça-feira, 14 de agosto de 2012

Craig Venter


Craig Venter, nasceu em14 de outubro de 1946 em Salt Lake City, Utah. Embora fosse contra a Guerra do Vietnã Venter se alistou na Marinha dos Estados Unidos, onde trabalhou na enfermaria de cuidados intensivos, em um hospital de campo. formou-o como médico ’ ele foi enviado, então, para o hospital Da Nang.
No início de 1990, Venter desenvolveu o método BET de encontrar gene, e promoveu-o como mais barato e mais rápido que  o Projeto Genoma Humano,que surgiu em 1990 qual objetivo era, até 2005, identificar cada um dos 100 mil genes através do Mapeamento Genetico.
Esse mapeamento consiste em registrar os genes do cromossomo, determinar a ordem dos nucleotídeos e sua função. As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças, que estava apenas começando.



Voltando seu foco para o genoma humano, Venter visou a empresa Celera, uma divisão da PE Biosystems, empresa que fabrica as máquinas mais recentes para sequenciamento. Utilizando estas máquinas e um dos maiores supercomputadores do mundo civil, Venter concluiu a montagem do genoma humano em apenas três anos.
Atualmente John Craig Venter é presidente da J. Craig Venter Institute, um centro de pesquisa focada em biologia sintética.

Na década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e a Internet.
 o advento terrorista em regiões do Terceiro Mundo, especialmente na Ásia. O Primeiro Mundo experimentou crescimento econômico estável durante toda a década. 

Politicamente, os anos 90 foram de democracia. Na África, o aumento nos casos de AIDS e inúmeras guerras levaram á diminuição da expectativa de vida e nada de crescimento econômico. Em ex-nações soviéticas, havia fuga de capital e o PIB decrescente. Crises financeiras nos países em desenvolvimento foram comuns depois de 1994, apoiados pela globalização. E eventos trágicos como as guerras dos balcãs, genocídio de Ruanda, a Batalha de Mogadíscio e a primeira Guerra do Golfo, assim como o crescimento do terrorismo, levou á idealização do choque de civilizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário