terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gobind Khorana e Marshall Nirenberg


Har Gobind Khorana nascido na Índia em 9 de janeiro de 1922 e morreu no dia 09 de novembro de 2011, Marshall Warren Nirenberg nasceu em Nova Iorque em 10 de abril de 1927 e faleceu em Nova Iorque no 15 de janeiro de 2010
Foram bioquímicos americanos que partilharam em 1968 o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina com Robert W. Holley para a pesquisa que ajudou a mostrar como os nucleotídeos em ácidos nucleicos, que transportam o código genético da célula, controlam a síntese de proteínas da célula. Ácido ribonucleico (RNA) com duas unidades de repetição (UCUCUCU → UCU CUC UCU) produziu dois alternados aminoácidos. Isto, combinado com o experimento Nirenberg e Leder, mostraram que os códigos UCU para Serina e os códigos de CUC para Leucina. RNAs com três unidades de repetição (UACUACUA → UAC UAC UAC, ou ACU ACU ACU, ou CUA CUA CUA) produziu três diferentes sequências de aminoácidos. RNAs com quatro unidades de repetição incluindo UAG, UAA ou UGA, produziu apenas dipeptídeos e tripeptídeos revelando que UAG, UAA e UGA são códons de parada.

Com isso, Khorana e sua equipe haviam estabelecido que a mãe de todos os códigos, a linguagem biológica comum a todos os organismos vivos, é soletrada para fora em três palavras da letra: cada conjunto de três nucleótidos codifica para um aminoácido específico.




  O ano de 1968 foi um momento histórico aconteceu a Segunda Guerra Mundial e conseqüentemente a Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois, completamente armados.A população vietnamita foi surpreendida com disparos da Frente Nacional de Libertação (FNL), um movimento armado ligado ao governo comunista opositor da política americana que ocupava o sul do país.Na Europa, a França foi o ponto alto dos protestos. O maio francês, como também é conhecido, foi quando os jovens tomaram as ruas para lutar pela liberdade de viver de uma forma diferente.O Brasil não ficou de fora. Aqui, 68 começou no dia 28 de março, quando um estudante esquerdista foi assassinado em uma manifestação contra a Ditadura Militar que estava no país desde o Golpe de 1964. Mais de 200 mil estudantes universitários e milhares de centenas de secundaristas lutavam por transformações no país. Lutavam por um Brasil democrático, que já estava há quatro anos sob o poder de militares que faziam do Brasil um país sem expressão nenhuma, liderado por um governo arque típico que precisava ser derrubado o quanto antes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário